Som e Esquemas

Som e Esquemas

domingo, 16 de janeiro de 2011

Tudo o que voçe precisa saber sobre Alto-Falantes

Opa galera. Hoje eu vou falar um pouco sobre AltoFalantes:

Alto-Falantes, quanto a seu tamanho

Para maior facilidade, as dimensões dos alto-falantes são dadas em polegada, que é uma medida internacional.

Caso você não saiba a medida do alto-falante, “ em polegadas ( 2,54 cm ) ”, utilize uma régua, meça em

centímetros e divida por 2,54.

Ex: Um falante que você mediu 25,4 cm basta agora você dividir 25,4 por 2,54 e o resultado será um auto-falante de 10” ( dez polegadas ).

Alto-falantes profissionais

No que se refere a desempenho e qualidade, são vários os tipos de alto-falantes disponíveis no mercado.

No caso dos alto-falantes profissionais, esses são fabricados com maior qualidade de modo a proporcionar um melhor desempenho em sua aplicação na sonorização de ambientes, é um mercado em constante evolução.

Portanto, dada a qualidade do material, sua recuperação torna-se altamente vantajosa.

Impedância

Cada alto-falante tem uma impedância específica, ou seja, um valor em Ohms, e que pode ser de 3,2 OHMS, 4 OHMS , 6 OHMS , 8 OHMS, 16 OHMS, 25 OHMS, etc...

Na falta de especificação da impedância no alto-falante, utilize um multímetro na escala de resistência e de preferência um multímetro digital.

Potência

No próprio alto-falante encontramos estampada a potência, que poderá vir com referência em P.M.P.O ( potência máxima de pico de saída ), ou em R.M.S ( relação métrica quadrada ) sendo está última a potência real.

Exemplo: um alto-falante de 1000 Watts P.M.P.O. tem potência de 277 Watts em R.M.S.

Caso seu alto-falante esteja especificando a potência em P.M.P.O. e você queira saber qual é a potência em R.M.S., basta dividir por 3,6 para obter a potência real.

Na prática usamos dividir o valor indicado no auto-falante por 4, sendo, assim um falante que vem indicado uma potência de 1000 Watts dividida por 4 resulta em uma potência real de 250 Watts. Porque nem sempre o Fabricante especifica a potencia PMPO correta augumas vesses ele arredonda como 6322w P.M.P.O. para 6500w P.M.P.O. (Lembrando que essa conta só se usa na medida de WATTS P.M.P.O. de Alto Falantes; E lembrando tambem que auguns fabricantes não especificam potencia P.M.P.O. correta por exemplo quem nunca ouviu falar de um Drive de Corneta que especifica 1000w P.M.P.O. 100w RMS.... xd ) Porque na maioria das veses a potencia P.M.P.O. dos produtos é especificada pelo setor de marketing

Lembrando que Twiiters Subwoofers Woofers Cornetas tambem são alto Falantes... Duvidas MSN: lukaums@hotmail.com

8 comentários:

  1. Vc por acaso sabe, como adquirir via simulação as potencias rms e IHF de um alto falante, eu tenho as potencias nominais, mas devo adquirir as contrutivas.

    ResponderExcluir
  2. ai meu amigo vc pode me dar a potencia desse alto falante oque fica aqui escrito no alto falante e aiwa 87-NS7-602-01 MADE IN CHINA 97E624

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Qual medida me da informação sobre a qualidade do som???

    ResponderExcluir
  5. De onde devo começar a medir o papelao; a partir do parafuso ou da descida do cone?

    ResponderExcluir